quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS


(um grupo de 5 amigos discutindo a importância da palavra da Deus acabam revelando alguns segredos...)
(Lúcia entra cantando com a Bíblia nas mãos; ao chegar no lugar marcado, senta-se e folheia a Bíblia)
MARIA: “... Leia a bíblia e faça uma oração, faça uma oração, faça uma oração, leia a bíblia e faça oração se quiser crescer. Se quiser crescer... se quiser crescer. Quem não ora e a Bíblia não lê, diminuirá. Lalalala”
(Entram Mateus, Marcos, Lucas e João conversando e dando risada. Avistam Maria e vão se encontrar com ela)
MATEUS: E aí Maria? Tudo beleza! (todos se cumprimentam)
MARIA: Mateus como vai? E você Marcos? Tudo certinho? Tudo bem Lucas e João?
MARCOS: Tudo numa nice! E você? Está voltando ou indo para a Igreja com essa Bíblia enorme na mão? (dá uma risadinha)
MARIA: Hahaha engraçadinho... Estou indo a um estudo bíblico marcado com os jovens da igreja. Querem ir comigo? Ainda dá tempo! Estou bem adiantada no horário!
MATEUS: Ah Maria, não quero ir não! Esses eventos são muitos chatos e numa boa, eu não entendo quase nada do que esses pastores dizem! É tanta coisa que eles falam, tanta teoria, tanta palavra difícil... Eu fico sem entender!
MARCOS: Ah... nisso eu tenho que concordar! Ler a Bíblia é massa, mas tem muitas partes nela que eu também não entendo! As vezes, até peço uma ajuda mas acabo ficando é bem pior! (dá uma risadinha)
MARIA: Poxa meninos, até que entendo! Realmente, tem algumas passagens que tem uma linguagem um pouco complicada, mas não tem desculpa para deixar de ler. Hoje, já temos até bíblias com a tradução mais moderna!
MARCOS: Bom, isso é verdade!
MARIA: E também, não adianta dizer que não entende a palavra de Deus se você não faz nem um esforço para ler e tampouco ora sobre isso. Eu tenho certeza que se você pedir a Deus sabedoria, ele vai te ajudar a entender!
MARCOS: veremos! É que as vezes fica até cansativo sabe?
MARIA: Cansativo? você lê tanta coisa, tanta revista, tanto livro, e não pode se dedicar uns minutos a palavra de Deus? Nenhum outro livro vai te dar o crescimento que você pode encontrar neste aqui (ergue a Bíblia). E você Mateus? Disse que também não entende a palavra de Deus...
MATEUS: Não é SOMENTE disto que estou falando... Vocês vivem suas verdades e suas próprias teorias e não o EVANGELHO que vivem pregando por aí....
MARIA: Como assim Mateus?
 (os meninos se olham )
MATEUS: Vejamos bem... o que a Bíblia fala sobre amar?
MARCOS: Bom... Temos que amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos! Amar como Jesus nos amou!
MATEUS: Ah é mesmo? (irônico) engraçado que só vejo você falando mal do outro. Como vocês podem falar que amam ao próximo se nem amam de verdade alguém que está na mesma Igreja que vocês? Como vocês podem falar que Deus é amor se vocês não amam?
MARIA: Mateus, infelizmente algumas pessoas erram, mas nem todos são assim!
MATEUS: Ah é mesmo? Marcos, lembra daquele dia que pegamos o buzu lotado e você disse que ia ao trabalho? (MARCOS faz sinal de sim) Lembra do Mendigo na passarela? Por que você não ajudou hein? Duvido que Jesus (fala com ironia) passaria de largo!
MARCOS: NÃO! Cada caso é um caso meu jovem! Vou chegar atrasado no trabalho porque neguinho não quer trabalhar? O amor ao próximo é algo relativo! Tem que analisar cada caso...
MATEUS: E nem é só isso! Ainda ontem você estava me falando que não ia com a cara de um irmão na sua igreja só porque ele não tem as mesmas ideias que você!
MARCOS: O Paulo?! Aquele cara é um nojento! Vive dizendo que é santinho, mas eu conheço esse tipo de crente... vive por aí se fazendo de santão, de crentão... eu não gosto dele não vey! Ainda bem que pelo menos eu obedeço o que a Bíblia diz nesta situação: “ suportai uns aos outros” e faço isso todo dia!
MARIA: Não fale assim Marcos! Temos que estender as mãos aos necessitados e falar a eles sobre Jesus! Jesus também morreu na cruz por eles! Além do mais, quem é você para julgar os outros? A Bíblia diz que se alguém fala: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Quem não ama a seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê? Amar ao próximo é um MANDAMENTO!
MARCOS: Falar é fácil né filha?
MATEUS: pois bem... e você João? Vive mentindo e dizendo que prega a verdade!
JOÃO: eeeeeeeeeeeu? (cara de surpresa)
MATEUS: É! Você mesmo! Você disse para aquela menina ontem que trabalhava numa empresa grande e tinha carro! Como isso é possível se hoje mesmo você me disse que tava sem dinheiro no bolso?
JOÃO: Ah...  tenho que impressionar a mulherada meu filho.. vou dizer o que? Que acordo tarde e fico com preguiça de trabalhar? Com meu Deus eu me acerto! Hoje estou no tempo da Graaça... se eu me arrepender e orar, Deus vai me ouvir e vai me perdoar! Deus é um Deus de amor e não um carrasco!
MATEUS: Preguiça né? Pensei que Deus condenava isso...
JOÃO: E condena sim! Mas veja bem: o Brasil tá em crise! Tá difícil arrumar emprego meu jovem!
MATEUS: Se pelo menos você tentasse acordar cedo e buscar as coisas...
JOÃO: Não precisa isso! Deus é um Deus fiel e sei que ele vai derramar bênçãos sem medidas na minha vida! Não é a bíblia que fala: “ nunca vi um justo a mendigar o pão”?
MARIA: Deus é amor, mas também é justiça João! Do que vai adiantar ficar mentindo? Acha que um dia a sua casa não vai cair? Não se engane. De Deus não se esconde nada e um dia, essas mentiras vão acabar lhe prejudicando!  E outra coisa: Deus nos concede bênçãos sim, mas tem certas coisas que somos nós quem temos que buscar também! Não fique esperando as coisas caírem do céu! Se esforce!
JOÃO: Até que esse dia chegue minha filha... (dá uma risadinha)
MATEUS: E você Lucas? Todo certinho... até parece que não faz nada de errado...
LUCAS: E não faço! Eu sou um crente perfeito! Ajudo na obra, canto, prego, limpo a igreja, sou levita cara!
MATEUS:  ah é mesmo! Pow cara, você é um exemplo de crente! Pelo menos você (o celular de Lucas toca e ele faz sinal dizendo que vai atender)
LUCAS: ALÔ? E aí Cris, tudo bem? A paz meu irmão? Qual o motivo de sua ligação? Hum.. sei sim... a festa né... COMO É? Não! Eu toco melhor que ele!  Não tem melhor músico na igreja do que eu! Você vai pensar no assunto? Sério isso? Ok!(desliga irado) como pode isso rapaz? O cara não toca nada, mal sabe pegar no instrumento E vai ter oportunidade na Festa da Igreja. EU, que toco bem pra caramba, sou antigo na igreja, não vou ter oportunidade! Ninguém é melhor músico que eu naquela igreja não rapaz! Eu tenho tradição, técnica!
MATEUS: Pensando bem...
MARIA: Lucas, a palavra de Deus diz que Deus resiste ao soberbo. Cuidado com o seu EU! Você é um levita e levita SERVE! Não tem isso de ser  “o melhor músico da igreja”! seja humilde!
LUCAS: E sou! Poderia dizer que sou o melhor músico do Campo todo!
MARIA:  (balança a cabeça e olha o relógio) ESTOU ATRASADA! Meninos, o papo foi até interessante, mas preciso ir. E aí, algum de vocês vai me acompanhar ao evento? (todos balançam a cabeça em sinal de “não”). E você Mateus? Quer conhecer um pouco mais de Deus e de sua palavra?
MATEUS: EU? PRA QUE? Se nem vocês, que se dizem crentes amantes da Palavra de Deus a cumprem, pra que eu vou querer conhecer também?

---------------------------------------------------------- FIM--------------------------------------------------------------



Um comentário:

  1. Muito interessante seus argumentos bíblicos
    tem me ajudado bastante em me tornar uma pessoa melhor! muito obrigado pela ajuda de coração.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário sobre as postagens!
Obrigada!!