quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PEÇA: DESCULPAS PARA NÃO IR A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL



NARRADOR:
Em 1780 foi fundada na Inglaterra pelo missionário Robert Raikes, nossa querida escola bíblica dominical, e em 19 de agosto de 1855, foi fundada a primeira escola dominical no Brasil pelos primeiros missionários que aqui chegaram o casal, Robert e Sarah p. kalley. Pra quem não sabe, a escola dominical é uma bênção de deus e por mais que uma pessoa participe dos cultos e de todas as atividades da igreja, têm coisas que só serão aprendidas frequentando a escola dominical. Infelizmente, grande parte da igreja não tem interesse em participar; será que essas pessoas sabem o quanto estão perdendo? O objetivo da peça que iremos apresentar neste momento é chamar a atenção para o valor e importância que devemos dar à escola dominical. Qualquer semelhança com a realidade, não é mera coincidência.
ATO 1:  peça desculpas para não ir a escola dominical ;  o sono.
(os personagens não aparecem; somente as vozes)
Mãe: Carol... Carol, você ainda está dormindo menina... Acorda, é hora de ir pra escola dominical!
Carol: ai mãe, ainda bem que a senhora me acordou, não posso perder a aula de hoje... E você mãe, não vai se arrumar?
Mãe: já vou... (solta um bocejo)... Ai que sono!(utilizar alguns efeitos de som como chuveiro, secador de cabelos etc...)
Carol: mãe, vamos! Já estou pronta... Nossa mãe ainda de camisola e deitada?
Mãe: não vou hoje não, minha caminha tá tão gostosa... Ah entregue isso para o professor, fala que não deu pra eu ir porque eu estou com dor de cabeça.
Carol: essa desculpa não cola mais mãe, todo domingo a senhora fala a mesma coisa, ninguém acredita mais... E eu tô cansada dessas mentiras...
Mãe: é verdade, você tá certa, acho melhor eu inventar outra... Ah, inventa qualquer coisa lá. Agora vai, vai logo pra não se atrasar (Carol sai " de casa " e encontra Henrique no caminho)



ATO 2: EBD É PRA VELHO, APRENDO NO CULTO.
Henrique: (vestido como se estivesse indo jogar futebol e com uma bola) - nossa posso saber aonde você vai tão cedo?
Carol: eu tô indo para a escola dominical, vamos também?
Henrique: tá me tirando garota, não posso, tenho um jogão agora e mais tarde tenho ensaio com os jovens e com o pessoal do louvor, já tenho meu ministério (Carol interrompe)
Carol: então só porque você é ministro do louvor não pode participar da escola dominical?
Henrique: olha você quer saber mesmo o que penso a respeito desse negócio de escola dominical? Isso é coisa pra velho, eu é que não perco meu tempo...
Carol: como assim pra velho, velha é essa sua mente... Como você pode pensar assim, vamos à escola dominical para aprender a palavra de Deus... E temos classes exclusivas para cada faixa etária...
Henrique: Oxi, mas eu aprendo a palavra no culto a noite!
Carol: o culto a noite é mesmo uma benção, mas precisamos nos alimentar mais e mais da palavra de Deus, e a escola dominical é o lugar para aprendermos! O próprio nome já diz “escola”... Você diz que aprende com a palavra do culto a noite, mas à noite depois dos louvores só vejo você de conversinha durante a pregação, isso quando não está do lado de fora da igreja né...
Henrique: (fala em tom de brincadeira) tá me vigiando é garota? Pior que você tem razão, eu preciso mudar, não posso continuar indo a igreja só por curtição ou só porque gosto de cantar... Mas olha, hoje não estou em condições de ir (mostra a roupa) Mas prometo que na próxima semana serei a primeira pessoa que você vai ver na escola dominical...
Carol: tá bom, vou esperar você lá hein... (se despedem)

ATO 3: IDADE INSUFICIENTE, MEU PAI FICA NA INTERNET E NA TV
(aproxima-se uma criança com o saco de pão na mão)
Carol: oi Tiago tudo bem? ué vai levar este saco de pão pra igreja é?
Tiago: não, tô indo pra casa mesmo, minha mãe pediu pra eu comprar o pão.
Carol: não vai pra escola dominical então?
Tiago: então, meu pai fala que não é pra eu ir á igreja sozinho...
Carol: ué, mas na padaria você pode ir... E porque ele não vai á igreja com você?
Tiago: ele sempre diz que tá cansado... Mas sabe o que acontece? ele passa parte da noite na internet, isso quando não passa a madrugada na televisão... aÍ quando começa o globo rural ele vai pra cama dormir...olha lá minha mãe...

ATO 4: NÃO TENHO TEMPO, NÃO POSSO PERDER A NOVELA
Mãe: Nossa menino, estava demorando, tanto que já ia te buscar...Paz do senhor Carol, faz tempo que não te vejo...
Carol: paz querida, é mesmo...
Mãe: também faz tanto tempo que não vou á igreja (fala sem graça), você sabe né, essa vida de dona de casa é uma correria só...
Tiago: correria (solta uma gargalhada), você não sabe a correria que ela faz, da cama pro sofá, do sofá pra cama, kkkkkkk
Mãe: não liga pra o que esse moleque fala
Tiago: Carol você lembra a ultima vez que você foi em casa pra estudar a matéria da escola dominical com a minha mãe, lembra o que ela fez? (Carol só da um sorrisinho)
Mãe: eu me lembro, não conseguimos estudar (pensativa) eu não podia perder o ultimo capítulo daquela novela... ai que vergonha, foi a partir daí que parei de dar aula na escola bíblica, nossa como eu gostava de ensinar a palavra de Deus, como eu tinha prazer em ir a escola dominical! Mas agora não tenho ânimo...
Carol: posso te dizer uma coisa... não deixe que as coisas do mundo tenham um espaço maior em sua vida do que as coisas de Deus...que tal começarmos a estudar a bíblia novamente? ai quem sabe, logo logo, você estará dando aulas novamente...
Mãe: é tudo o que eu quero e se Deus quiser vou conseguir!  você vem então na próxima semana?
Tiago: e como fica a novela das oito? e a das nove?
Mãe: a partir de hoje meu filho essas banalidades não irão me influenciar mais, pode ter certeza... nos vemos na terça à noite(despedem-se de Carol que vai embora por um caminho e a mãe e o Tiago vão andando para casa e conversando)



ATO 5: EU JÁ SEI O SUFICIENTE
(Falam já em casa)
Mãe: e você mocinho, vai começar a vir à escola dominical comigo e vamos trazer seu pai também...
Tiago: Eba, faz tempo que eu queria participar mãe, todos os meus amigos da igreja participam, só eu que não, e não sei nada da bíblia...(chegam em casa entra em cena filho mais velho André)
André: eu também não sei nada de bíblia...  Esses dias na escola a professora de ciências estava explicando a teoria da evolução dizendo que o homem veio do macaco, eu não concordei, falei que Deus criou o homem, que estava escrito na bíblia e tal..., ai ela começou a me fazer um monte de perguntas que eu só poderia responder se conhecesse mais a bíblia, só que me enrolei todo e fui até motivo de gozação...
Mãe: é meu filho, a partir da semana que vem vamos mudar isso, vamos todos para escola dominical... (entra o marido com a maior cara de quem acabou de acordar)
Marido: eu não vou à escola alguma, pra que? Cadê o pão? Eu já conheço a bíblia de ponta a ponta...
Tiago: nossa pai eu não sabia disso, achei que o Sr. só entendesse de internet , carros, TV e jogos...
André: eu também tô surpreso, aliás,  só vejo o Sr. pegar na bíblia quando vai pra igreja!
Marido: desde criança até uns anos atrás quando vocês nem tinham nascido eu sempre participei de todo tipo de escola bíblica que tinha na igreja; participei de simpósios, cultos de ensinamento, palestras, gincanas bíblicas e hoje posso afirmar com toda certeza que tenho toda bagagem que preciso pra viver a vida... Vou perder meu tempo indo pra escola pra ouvir as mesmas coisas?
Mãe: tem muito tempo que não leio a bíblia, mas lembro de que a bíblia diz que a palavra de Deus se renova a cada manhã... então por isso é que temos que querer aprender mais e mais a cada dia...
Marido: mas eu sei tudo... sei muitos versículos de có, sei o nome dos discípulos, sei o nome de todos os livros da bíblia, sei o nome das sete igrejas da Ásia...sei quantas vezes Pedro negou a jesus...aliás, vocês sabem porque Pedro negou a Jesus?(todos respondem que não sabem)
Marido: porque Jesus curou a sogra de Pedro... (todos dão uma risadinha sem graça; marido muda expressão na hora, fica de cabeça baixa)
Marido: falando sério eu conheço sim a bíblia e tenho muita propriedade quando o Pr. me chama pra dar uma palavra, vocês já viram isso inúmeras vezes...
Mãe: mas do que isso te serve homem, se você só fica na frente dessa televisão... não ensina o que sabe a ninguém...
André: pai a mãe tá certa, não me lembro de termos um momento juntos pra você nos ensinar a bíblia, acho que por isso nunca tive o habito de ler...
Marido: (diz com tristeza) é verdade meu filho...me desculpe filho...
Tiago: eu tenho tantas duvidas sobre a bíblia pai, o Sr. nem imagina...
Marido: não sabia meu filho, achei que os cultos durante a semana e aos domingos eram suficientes para vocês aprenderem...
André: não é que não aprendemos nada pai, mas precisamos aprender um pouco mais.
Mãe: é, acho que está na hora de participarmos da escola dominical; que tal todos nós irmos à próxima semana?
Marido: vamos sim querida... Todos nós temos muito que aprender... acabei de descobrir isso..

ATO 6: TENHO QUE FAZER ALMOÇO, JÁ FAÇO MINHA PARTE ORANDO, NÃO SEI LER
(São interrompidos pela irmã Maria que já chega gritando ou cantando um hino bem alto; vem trazendo um carrinho de feira, os meninos saem)
Irmã Maria: eita povo de Deus, já estão acordados? vamos pra feira minha gente....
Mãe: entra irmã Maria,
Irmã Maria: só tô de passagem porque tô indo pra feira
Marido: irmã Maria, semana que vem, quer ir à escola dominical conosco?
Irmã Maria: ai menino não vai dá...tenho que fazer feira, tenho almoço, afinal você sabe que almoço de domingo é sagrado...
Mãe: mas irmã Maria, a escola dominical é muito mais importante do que o almoço...
Irmã Maria: mas menina, não posso deixar de estar com minha família, é o único dia que consigo reunir todos...
Marido: a escola não é assim tão demorada e dá tempo da senhora passar na feira depois da aula
Irmã Maria: eu já faço minha parte durante a semana dirigindo o circulo de oração, vivo em oração constante por esta igreja, participo de todas as campanhas, vou no monte...
Mãe: a senhora esta certa vivendo em constante oração, mas temos que nos alimentar da palavra de Deus também!
Marido: muitas vezes temos atitudes erradas em nossa vida por não conhecermos as escrituras da forma que deveríamos conhecer...
Irmã Maria: isso é verdade meu filho, olha vocês conseguiram me convencer a participar da escola dominical, mas tem um probleminha, eu não sei ler...
Mãe: é por isso mesmo que a senhora precisa ir, pois lá a bíblia é explicada com muita clareza e mais, se a senhora tiver dúvidas pode perguntar ao professor... é diferente do culto a noite, não podemos interromper o pregador pra fazer perguntas...
Irmã Maria: é mesmo menina, tô há tanto tempo na igreja e nunca me interessei por que não imaginava que poderia aprender tanto, nem imaginava que poderia esclarecer as minhas duvidas com os professores... domingo eu vou, preciso aprender mais sobre o Senhor, ainda mais estando a frente do circulo de oração...é uma pena que não tomei esta decisão ontem.
Marido: mas nunca é tarde para aprender irmã Maria...
Irmã Maria: é verdade meu filho, mas agora tenho que ir buscar umas verdurinhas e umas frutas, mas na próxima semana dou uma adiantada em algumas coisas no sábado. Acho que vai dar tudo certo.
Marido: vamos com a senhora, temos que comprar um peixe... (saem conversando)

(PARA FINALIZAR VOLTAM TODOS OS PERSONAGENS COM O JOGRAL)

ATO 7 - JOGRAL
Todos: razões pelo qual devemos ir à escola dominical!
Mãe da Carol e Carol: pelo amor que temos a Cristo e por sua palavra;
André e pai: para que não sejamos enganados por heresias e ensinamentos errados;
Mãe e irmã Maria: para aprendermos e auxiliarmos no desenvolvimento intelectual da igreja;
Henrique e Tiago: porque é nosso dever como cristãos crescer no conhecimento do evangelho;
Mãe da Carol,Carol, André e pai: porque aprendendo a palavra somos despertados a viver em santidade;
Mãe, irmã Maria, Henrique e Tiago: porque a escola dominical fortalece e unifica a família (pausa)
Todos: e vocês? Tem alguma desculpa para não participar?

Fim

Por: teatro na igreja (fevereiro 2011) //  http://teatronaigreja.blogspot.com

Um comentário:

Deixe aqui seu cometário sobre as postagens!
Obrigada!!