quinta-feira, 5 de abril de 2012

VERDADE À IGREJA




--- A igreja, aparentemente perfeita e sem manchas perante a sociedade, será confrontada com tudo aquilo e aqueles aos quais ela ignorou e tentou fingir que não existisse, um teatro forte que vêm a mostrar o que a igreja de hoje em dia ainda tem de ouvir.


Inicio:
IGREJA: Eu, eu sou a igreja de cristo, a noiva de Deus, intocada pela maldade e livre do pecado, tenho a certeza da salvação e do paraíso. ( fala se olhando e com orgulho; cada mal sai de um lugar)

(O confronto se inicia:)
DESVIADO: Intocada? Salvação? Paraíso? Há! Isso já foi abandonado por mim há muito tempo, eu sou desviado da igreja. Sou desviado da palavra, e desviado de Jesus, eu fazia parte desse grupo autointitulado noiva de cristo, mas fui fraco e caí. Ao contrario do que é dito na bíblia ninguém me acolheu, ninguém me levantou, eu não recebi nenhuma palavra de salvação e hoje me encontro perdido. ( fala meio perdido)

ATEU: Pois é, então não sou o único que tem reclamações da igreja, não sou o único que tem verdades a dizer para ela.
Eu sou ateu, não acredito nem no bem nem no mal, sou descrente de tudo que não posso ver. A igreja, ahh, essa nunca fez nada para me mudar, para me mostrar a palavra da verdade, dizer de um Cristo que vive e que me ama na verdade. Muitas vezes ela até ri de piadas que eu conto, desrespeitando e blasfemando o seu Deus. ( fala com sarcasmo)

[A igreja cai de joelhos com as mãos no rosto em sinal de vergonha]

PROSTITUTA: Pois é, eu também tenho verdades a dizer sobre a igreja de hoje em dia. A dita noiva do Senhor, imagem e semelhança de Cristo, os separados do mundo, mas que estão trazendo o mundo para dentro de seus cultos.
Eu sou a prostituta, vendo meu corpo sou entregue completamente ao adultério, saio com homens e mulheres, com solteiros e casados, inclusive pessoas de dentro da igreja, e olha muitos membros sabem, e sabe o que fazem? NADA, é isso ai eles gostam, sabem que estou estragando o templo do senhor, mas eles preferem fingir que eu não existo do que me ajudar, afinal eu sou apenas uma prostituta.

BÊBADO: É isso aí igreja, eu também tenho que reclamar, vocês gostam de fingir que as pessoas não existem, eu sou mais um esquecido de vocês, largado, com se não existisse, você igreja, prefere mudar de lado na rua do que me levantar quando eu estou caído, prefere correr do que me ajudar, #eu sou só um bêbado solitário#(fala-se essa parte como se estivesse cantando)

[a igreja ri]


BÊBADO: Isso continue rindo igreja, é mais fácil rir do que me ajudar, não é, mas não se esqueça eu sou a representação do seu pai bêbado, do seu filho na vala, do seu amigo em coma por causa da bebida, mas e daí?. Eu sou mais engraçado quando bebo não é! Se eu for para o lago de fogo não importa não é mesmo, eu já me diverti o bastante aqui na terra bebendo, vomitando e sendo o lixo da sociedade.

DROGADO: Iaeh Irmão, também quero fazer umas perguntas, pô. Será que minha pessoa vai poder fazer? Ou ta difícil? Vocês vão me ouvir ou vão se fazer de louco, vai fingir que eu não existo de novo é? Vão dizer que é só vitória é? Crentaiada louca, aqui dentro são os santo, mas lá fora há, lá fora pisoteia os outros. Finge que não vê, pra num ter que ajudar. Torce pra mim morrer logo, assim é um a menos pra incomodar, não é mesmo? Vocês dizem, dane-se, pra que me ajudar, eu não tenho mais jeito não. É... o seu lugar já ta garantido no céu né! Ta nada Jão, vou te falar, se eu cair você cai também, você ta descumprindo a ordem de Deus de pregar o evangelho pra toda criatura, te vejo no inferno.

(todos os confrontantes devem apontar para igreja, como se estivessem a culpando; neste caso, a igreja real, não a personagem.).

Entra a Coreografia “Corpo de Cristo” - DT
TODOS OS CONFRONTANTES: cadê a igreja? Onde está a mão estendida? Onde está a igreja? Eu preciso da salvação! Como posso crer se ninguém quer pregar? Onde está você igreja? Onde está o corpo de cristo? Onde? (se ajoelham com a cabeça baixa e com as mãos entendidas para a igreja)

Corpo de Cristo - Diante do Trono

(somente a dançarina; a igreja deve ficar envergonhada, se culpando; mas anda faz para mudar isso).
Corpo de Cristo
Mãos do Redentor
Corpo de Cristo
Onde estão
As marcas dos cravos?
Onde estão
Os pés que pisaram esse chão?
Deixando a glória
Corpo de Cristo
Olhos de perdão
Corpo de Cristo
Onde estão
Os braços estendidos?
Onde estão
Os corações movidos por compaixão?
Assim como Ele foi
(REFRÃO )
Eu quero ver a tua fé em obras
Me mostre, por favor
Onde estão os frutos e eu os comerei
Quero ver o teu amor tão cantado
Teu discurso encantador sendo encarnado
Cristo em vós
(na volta entra Jesus dramatizando, querendo que a igreja faça algo, mas ela nada faz).
( no final, cada confrontante deve sair cabisbaixo, olhando para a igreja e esta deve fugir dos olhares; Jesus começa apontar pra igreja, como se estivesse cobrando)
Fim
* Notas:
É importante que o número de anjos seja de um a mais do que demônios, pois o diabo também deverá ser pisado na parte final. É recomendado que os atores se caracterizem segundo o personagem. Recomenda-se também que no início da peça apenas a igreja esteja dentro da igreja e que cada personagem vá entrando na igreja segundo o roteiro, também fica legal que as luzes estejam apagadas, e os personagens apenas sejam iluminados por velas ou lanternas
.A Medida que chega um confrontante, a igreja vai se envergonhando e se ajoelhando.A igreja deve estar vestida de branco com manchas pretas; os outros devem estar de preto e com os acessórios correspondentes aos seus personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário sobre as postagens!
Obrigada!!