quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dinâmicas para grupos

Dinâmica: Autoconfiança
Material: Venda para os olhos. Desenvolvimento: Formar duplas com todo o grupo. Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a passar por situações diversas ( se possível ) Escadas, por meio de cadeiras.Depois de alguns minutos, inverter os papéis.No final, fazer uma avaliação : Como foi a experiência, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, Como foi conduzir?"Devemos nos entregar nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir.

Dinâmica: AFETO
- Participantes: 7 a 30 pessoas- Tempo Estimado: 20 minutos- Modalidade: Demonstração de Afeto. - Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.- Material: Um bichinho de pelúcia.- Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento(carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados afazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último,deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram

Dinâmica: CASA, MORADOR E TERREMOTO
- Participantes: De cinco trios para cima mais 2 pessoas . Exemplo: 6 trios (6x3 18 pessoas ) + 2 pessoas . Total 20 pessoas.- Tempo Estimado: até que a mesma pessoa sobre três vezes .- Modalidade: Quebra Gelo.- Objetivo: Fazer com que os jovens que participarão de uma assembléia ou reunião do tipo se soltem e participam mais soltos .- Material: uma cadeira ou banco e um espaço não muito apertado.- Descrição: O ANIMADOR fica encima da cadeira ou banco explicando para quese formem os trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas, uma de frente para outra, de mãos dadas e a terceira pessoa no meio das duas . Depois de formado todos os trios, tem que ficar sobrando uma pessoa ( somente uma pessoa ) . O ANIMADOR vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles queestão no trio no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão demãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando,

fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR . Os comandos: 1.o) Quando o ANIMADOR falar MORADOR, aí os MORADORES de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra, aquele que estava de fora aproveitará e procurará uma nova CASA . 2.o) Quando o ANIMADOR falar CASA, as CASAS deverão deixar seus MORADORES e procurar outro MORADOR mas só pode sobrar uma pessoa,se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão virar um MORADOR . 3.o)Quando o ANIMADOR falar TERREMOTO aí vai ser uma bagunça geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS deverão se desmanchar por completo e formarem novas CASAS e novos MORADORES . Aquela pessoa que sobrar três vezes deverá pagar um mico pré determinado ou não .Possíveis questionamentos:- Vocês se concentraram para entendimento da dinâmica ?- Houve algum tipo de vantagem ou combinação, tipo panelinha, para que o amigo mais próximo não sobrasse ?- Houve respeito na hora da explicação da dinâmica ?- Alguém se preocupou de incentivar os mais tímidos a participarem da dinâmica ?

Dinâmica: COMUNICAÇÃO GESTICULADA
- Participantes: 15 a 30 pessoas- Tempo Estimado: 30 minutos- Modalidade: Comunicação Gestual.- Objetivo: Analisar o processo de comunicação gestual entre os integrantes do grupo.- Material: Aproximadamente vinte fichas com fotografias ou desenhos para serem representados através de mímicas.- Descrição: O coordenador auxiliado por outros integrantes deve encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado nas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto.Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi representado. Em seguida, deve-se comentar a importância da comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam fazer.

Dinâmica: - Labirinto
1. Destinatários: Grupos de Jovens

2. Material: uma bandeja e um vaso ou copo com água3. Desenvolvimento:- O grupo se divide em duas equipes, com igual número de participantes.Tomando-se pelos braços, os integrantes de cada equipe formam um círculo.O animador pede um voluntário de cada equipe e entrega-lhes a bandeja comum vaso ou copo cheio de água. Ao ouvirem o sinal de partida, iniciam a corrida por entre os companheiros, entrando e saindo do círculo. Retornando ao ponto de partida, passarão a bandeja a outro companheiro que irá fazer o mesmo, e assim sucessivamente, até que todos tenham participado. A equipe vencedora será aquela que terminar primeiro, sem haver derramado água. 4- Avaliação:- Para que serviu a dinâmica??
Dinâmica: do 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida

5 comentários:

Deixe aqui seu cometário sobre as postagens!
Obrigada!!