sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Peça sobre João Batista



Narrador 1: Todos nós cristãos, somos chamados para anunciar o reino de Deus. É a forma mais concreta de demonstrar nosso amor e gratidão por aquele que, com sua morte na cruz, levou todas as nossas dores, aflições, tristezas e sofrimentos.
Narrador 2 : Houve um homem, que mesmo antes de nascer, fazia-se menção de seu nome, como aquele que aplanaria os caminhos pelo qual o Senhor Jesus iria passar. Este homem foi chamado antes do ventre de sua mãe, para anunciar a salvação que em breve iria chegar a todos os moradores da terra.
Outra voz: Uma voz clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor! Para o nosso Deus, um caminho reto no deserto. Todos os vales serão levantados e os montes serão aplanados, os terrenos acidentados serão nivelados, e a glória do Senhor será revelada e, juntos, todos a verão, pois é o Senhor quem fala.
Narrador 2: No tempo de Herodes, rei da Judeia,  havia um sacerdote chamado Zacarias, que era casado com Isabel, ambos descendentes da tribo de Arão. Os dois eram justos perante os olhos de Deus, porém, não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois já eram muito velhos.
( Entra Zacarias)

Certo dia, um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, enquanto este estava no templo, e disse assim: ( Entra Anjo)

( Anjo) Não tenha medo Zacarias! Sua oração foi ouvida! Isabel lhe dará um filho e você lhe dará o nome de João. Ele nunca tomará vinho, nem bebida fermentada e será cheio do Espírito Santo desde o ventre da sua mãe. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o Seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias para fazer voltar o coração dos pais aos seus filhos e os desobedientes a sabedoria dos justos, para deixar o povo preprado para o Senhor.
( Zacarias) Mas, como posso ter certeza disso? Sou velho e minha mulher também.
(Anjo) Sou Gabriel e fui enviado para lhe transmitir essa notícia! Agora, você ficará mudo porque não acreditou em minhas palavras. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer.
·         (Zacarias percebe que não fala mais e sai de cena)
Narrador 2: Após um tempo, a promessa se cumpriu.  Isabel teve um filho!
(Figurante 1): Isabel,  ponha o nome de Zacarias neste menino.
(Isabel): Não. Ele será chamado João.
(Figurante 2): Vamos ver como o pai quer que ele se chame...
·         (Zacarias escreve na tábua: “o nome dele é João” e imediatamente, ele começa a glorificar a Deus. Todos ficam espantados. Isabel e Zacarias saem de cena glorificando a Deus)
Figurante 1: (Pergunta ao outro figurante) Quem será este menino?
Entra trilha sonora de Outra vez (Fernanda Brum). Entra João Batista:
(João Batista): Eu sou a voz que clama no deserto: arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto. Arrependei-vos, arrependei-vos! Não se enganem: ninguém pode dizer uns aos outros “ Abraão é o nosso antepassado” pois eu afirmo a vocês que até dessas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão.
(Figurantes): João, tu és o Messias? Aquele a quem nós esperamos?
(João Batista): Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e fogo. Ele é mais importante do que eu, e não mereço a honra de carregar as sandálias dele...(Sai João Batista com o povo falando a palavra de Deus).
Narrador 1: A vida de João Batista se resumiu em pregar a palavra de Deus, preparando o povo para a chegada do Messias. Por conta do seu chamado, foi maltratado, preso e morto pelas mãos do rei Herodes. Como qualquer homem, teve falhas, pois nenhum de nós é perfeito. Porém, em seu coração ardia o amor pelas almas e pelo Senhor, colocando o seu chamado acima de qualquer outra coisa, inclusive, sua vida.

2 comentários:

Deixe aqui seu cometário sobre as postagens!
Obrigada!!